Onde a bola rola é nas quadras

(texto escrito nas férias- e não “publicado”, mas que neste findi vem a calhar...)

Um final de semana, foi o suficiente para compreender o motivo pelo qual Jaraguá do Sul - SC é considerada a capital do futsal. Desde quando cheguei à cidade, no dia anterior ao jogo, deu para ver e sentir de perto a paixão dos torcedores pelo esporte. As conversas, o noticiário local, tudo girava em torno da partida. Ouvi diversas vezes: “futebol de campo eu estou meio por fora, mas não perco um jogo da Liga Futsal”, e contavam as façanhas do time de Falcão.

Na sexta-feira, dia do jogo, fui conhecer o templo do futsal, a Arena Jaraguá. A construção é considerada por especialistas como uma das mais importantes obras da região sul do país, que teve um investimento de R$16,5 milhões. Inspirada na arte grega com detalhes nórdicos e cores suaves, são alguns dos itens que de longe podemos notar. O mais interessante é que para ter acesso a Arena, foi divido o cemitério municipal- a rua de acesso passa no meio do cemitério.

Ao longo do dia, em um passeio pela cidade, deu para notar que a cidade vive/respira o esporte. Nas ruas, no shopping, no supermercado, as pessoas circulavam com a camisa do time local, o Jaraguá / Malwee. Nas vitrines das lojas de artigos de esporte, os produtos do time têm destaque. Quando perguntei sobre o clássico local, a definição foi: “Jaraguá x Joinville é o nosso Gre-Nal”. Diante da paixão que envolve a cidade, me rendi e por um dia troquei o campo pela quadra.

O jogo marcou o encontro do time com seu torcedor depois de mais mês longe da Arena. A data também, comemorava os 40 anos da empresa Malwee. O adversário foi o Teresópolis, que não resistiu e perdeu por 6x0. A torcida deu show na arquibancada, mostrou-se tão empolga quanto as que costumo ver nos estádios. Mas quem comandou o espetáculo foi Falcão, marcando quatro gols. Que aliás, Falcão é a outra paixão dos jaraguenses.

***

Neste final de semana a Arena Jaraguá esteve mais uma vez lotada, e o time da cidade reforçou o porquê neste cantinho no Brasil a bola rola nas quadras e não nos gramandos. A Malwee conquistou o tricampeonato da Liga Nacional de Futsal com uma vitória sobre a Ulbra/Suzano, por 6 a 2, no último sábado (6). O time da casa marcou com Leco, Lenísio, Ari e Falcão, enquanto o fixo Jonas marcou os dois da equipe gaúcha. Apesar do brilho de Falcão ofuscar os olhares dos espectadores, Lenísio foi o homem que desequilibrou a partida, fazendo o gol de empate e o da virada para o time catarina. Como a final é realizada em melhor de três confrontos, este segundo duelo garantiu o título à equipe catarinense já que, no primeiro jogo, a Malwee arrancou um empate em 2 a 2 na capital gaúcha.



O ala Falcão mais uma vez deixou a sua marca. No desespero dos gaúchos, a tática utilizada em um dos lances ofensivos foi a de goleiro-linha, na tentativa de furar o bloqueio jaraguaense. Aproveitando as subidas de Jonas e a defesa exposta, Falcão marcou o quinto gol por cobertura, da quadra de defesa, aos 32min39seg. Para o delírio das arquibandas jaraguaenses, o craque ainda fechou o placar com um golaço de bicicleta (ver vídeo), aos 38min31seg, mais uma vez do campo de defesa, no estilo que o consagrou como o melhor jogador do mundo.O jogador foi eleito o melhor nesta edição da Liga Nacional. Falcão foi, também, o artilheiro da competição, com 32 gols. O vice-artilheiro é Lenísio, também da Malwee Futsal.

domingo, 7 de setembro de 2008

1 Comment:

Luís Paulo Estery said...

Várias cidades do Interior tem como paixão o Futsal. Tanto é que +- 10 anos atraz minha cidade caiu nas quartas p/ vice campeã Série Ouro.. Perndendo para o Internacional de POA ¬¬ ... faz tempo.. mas lembro que no Russo Preto tinha PC como técnico.. e marquinhos , bons tempos de guri aquele... ir ver jogos todos os Sabados.

... times tradicionais como ACBF, Perdigão (Marau), UPF, Atlãntico (Erechim), Sercesa (Carazinho), Itaqui, Enxuta (Caxias do sul)...
enfim.. bons tempos aqueles.

Ver jogos de futsal de ótimo nivel, é mais emocionante do que qualquer partida do Brasileirão Seie A!