Atitude é mais que fundamental

Muito tem se discutido sobre as questões ligadas ao meio ambiente, mas pouco tem feito o cidadão comum, que precisa urgentemente rever seus conceitos. Essa mudança passa necessariamente pelo consumo consciente. Antes de comprar, é preciso pensar sobre o descarte.

Claro que é quase impossível vivermos sem as sacolas plásticas, pois elas também são usadas para coletar lixo. Porém, pequenas atitudes e mudanças de nossos hábitos já fazem uma grande diferença.

Pensando em reduzir o impacto ambiental das sacolas de plástico no meio ambiente, alguns supermercados da Grande Porto Alegre colocaram a disposição de seus clientes as eco bags: que são as sacolas e bolsas retornáveis, feitas de algodão e de juta. Práticas e duráveis, as sacolas retornáveis vão e voltam do supermercado, padaria, faculdade, praia, e onde mais quiser, substituindo as sacolinhas de plástico.

Preocupada com o meio ambiente, resolvi aderir à campanha do uso das sacolas retornáveis. A que encontrei e comprei no super, pertinho aqui de casa, é feita em algodão cru, mede 50cm de largura e 50cm de altura, resiste a 35kg, e tem impresso nos dois lados, na cor verde: "Eu faço a diferença. Uso Sacola Retornável", além de duas mãozinhas segurando folhas.

É claro que existem muitas outras atitudes a serem tomadas, mas não podemos tratar de todas ao mesmo tempo. Pois, tentar mudar muitos hábitos de uma só vez, corremos o risco de não mudar nada. Já escrevi no início deste texto, são pequenas atitudes que fazem uma diferença enorme. Como por exemplo, usar a eco bag. Essa é a minha contribuição para o meio ambiente, além de outras mais incorporadas a minha rotina.




sábado, 11 de outubro de 2008

5 Comments:

Mérlin Morlos said...

Ainda não havia escutado falar nessa iniciativa. A idéia ainda não chegou na minha cidade, e espero que não demore a chegar, pois é algo que deve se expandir com o decorrer do tempo, por ser algo de importante valor. E realmente é uma atitude mais que fundamental, acho que a palavra é essencial. Muitos brasileiros querem exigir direitos, quando se quer cumprem deveres para fazer um mundo melhor. Usar esse tipo de meio é um deles.
Muito bom Cris, continue assim com seus textos e atitudes inteligentes.

martina said...

pois tu sabe que eu tenho essas sacolas há muitos anos, por que uns parentes da alemanha traziam. eu uso muito, também pra carregar outras tralhas além das compras. é só uma questão de hábito mesmo.
o maior problema é o do lixo, pro qual eu nao vejo muita solução....

Melissa said...

eu também tenho minha sacola, além de ser ecológica é bem melhor de carregar.

pena que tem gente que não adianta falar que não se mobiliza, no prédio da minha mãe ela teve que chamar os fiscais da prefeitura pra fazer o povo reciclar, acredita?

Unknown said...

oi Cris, vi teu post no blog das minhas amigas "cinderelas" e vim conferir. Muito legal o teu blog.
Bom,tbém tenho as minhas bags, que são uma mão na roda, embora a faxineira esteja revoltada com a falta de sacolinhas do super pra botar o lixo - heheh.
No meu prédio tbém tenho a facilidade da coleta seletiva o que me deixa mais em paz com a questão lixo.
Mas o que as pessoas não se dão conta é que tem muito mais que dá pra fazer, como controlar o seu consumo de água e luz, não usar o carrro pra qualquer besteira, usar mais o transporte público, escolher produtos biodegradáveis - é o mais básico, mas quase ninguém faz.
Acho que é uma questão de educação - não fomos preparados para ter essa preocupação com o ambiente na ordem do dia, e dái, mesmo nos esforçando, não tá na nossa rotina. Espero que isso mude com as próximas gerações.

Melissa said...

mas uma pergunta que eu tenho é: onde eu coloco meu lixo? pq eu usava as sacolas de plástico como saco de lixo...