MESTRE

Semana passada assisti A PALESTRA!!! Isso mesmo “A PALESTRA”, tudo em caixa alta e todos os pontos de exclamação possíveis... José Hamilton Ribeiro deu uma verdadeira aula de jornalismo, bom humor e humildade, no dia 25 de setembro no Auditório Central lá da Unisinos.
Autor de 15 livros derivados de suas reportagens, sendo o primeiro, "O Gosto da Guerra", em função da reportagem sobre a Guerra do Vietnã, que fez para a revista Realidade em 1968, ocasião em que perdeu uma perna ao pisar numa mina terrestre. Mas a matéria no Vietnã não o marcou apenas fisicamente. O jornalista contou que a experiência se transformou em motivação para seguir a diante na carreira.
Entre as redações por onde passou, estão as das revistas Reladidade e Quatro Rodas, do jornal Folha de S. Paulo e dos programas Globo Repórter, Fantástico e Globo Rural, de onde é repórter e editor. Com mais de 50 anos de profissão e 7 prêmios Esso (entre outros), Zé Hamilton revelou sua fórmula para uma grande reportagem:

GR = (BC+BF) (TxT’)
Grande Reportagem = (Bom Começo + Bom Final) (Talento x Trabalho – elevado na potência necessária)

Hamilton ressaltou a importância da prestação de serviço feita pelo jornalista. “Guerra é ruim, mas guerra sem jornalista é pior”. Revelou, ainda, é impossível fazer uma cobertura imparcial de guerra. Acredita que o repórter tende a ficar do lado mais fraco: “O jornalista costuma se associar aos sem voz, aos excluídos, pois quando se associa aos chefões vira puxa-saco”, explica.

“Uma notícia boa não é mais do que uma fofoca confirmada, em certos casos”, brincou Hamilton, para quem o bom jornalista deve reunir vocação e formação. Bem-humorado, dividiu com os estudantes algumas de suas definições para o profissional da notícia. “Jornalista é vocação, formação, energia, idealismo (romantismo) e um pouco de falta de juízo”.


É claro que não poderia faltar o momento tiete, a foto é do Tárlis (o único que lembrou de levar a câmera!).




sexta-feira, 3 de outubro de 2008

0 Comments: