O JOGO

Alguns jogos marcaram a minha vida. A maioria deles jogos em que o Grêmio comprovou a sua imortalidade, e não poderia ser diferente como boa gremista que sou. Mas deixarei o meu gremismo de lado, falarei apenas de um jogo em especial. Por n motivos destaco o amistoso entre Brasil e Argentina, no Beira-Rio, em 1.999.

Apesar de acompanhar futebol desde 94, foi a primeira vez em que eu pisei num estádio para assistir a uma partida, ou melhor, A PARTIDA. Com o Beira-Rio lotado, vi o Brasil não tomar conhecimento da Argentina e golear por 4 a 2. Isso que a Argentina estava completinha.

Além de ser O cláaassico, vi de pertinho jogadores como Ronaldo Nazário (em plena forma) Rivaldo (jogando muito) Roberto Carlos, Dida, Cafu e Cia, e o Ronaldinho Gaúcho dando os primeiros passos na Seleção.

Também
vi gremistas e colorados deixarem a tradicional rivalidade de lado, afinal, era o futebol brasileiro que estava sendo representando ali naquele jogo. Para exemplificar melhor, cito o fato de o Ronaldinho ter sido bem recebido e ovacionado dentro da casa do inimigo, o Beira-Rio. Lembro de ter visto vários colorados indignados e gritando “burro, burro, burro” para o Vanderlei Luxemburgo, quando substitui o jogador.

Todas estas lembranças voltaram à tona quando encontrei o cartão/ingresso do jogo, remexendo numa dessas caixinhas que a gente guarda uma porção de papéis, cartões, e afins que nos trazem boas recordações. Infelizmente, o tempo passa e as coisas mudam, e muito! Hoje, olho para a escalação do Brasil para o jogo contra Portugal, nesta quarta-feira, e não vejo aquele orgulho que a nação e os jogadores sentiam ao vestir a amarelinha. E me pergunto: Será que a camisa desbotou?! Infelizmente, acredito que sim.

***

Se a Seleção vai voltar a jogar aquele futebol que eu vi há quase dez anos atrás, eu não sei... Ou se verei colorados e gremistas abraçados novamente, a cada Gre-Nal acho que vez mais difícil que a cena se repita... Mas de uma coisa tenho certeza. Não verei mais um clássico como aquele Brasil x Argentina por R$ 15,00. Isso que era arquibancada superior. É, tudo muda mesmo, inclusive o valor do ingresso! (Para quem não acredita, ta aqui a foto do ingresso, =P )

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

4 Comments:

Andressa Xavier said...

Primeiro: foi "o jogo" por causa do estádio, claro! hehehe

Brincadeiras à parte, aquela seleção brasileira não existe mais, mesmo goleando Portugal ontem. Sei lá, tem alguma coisa errada - ou seriam algumas?! Bom, o preço nem se fala... Nem pra jogos do gauchão se paga só isso hj =/

Anônimo said...

Não resisti, tenho que fazer um 'pequeno' comentário sobre "jogos inesquecíveis': nunca fui de ir muito ao estádio acompanhar meu time de futebol - já esclareço que sou colorado -, mas já que tu falou em jogos inesquecíveis, lá vai: acho que sou pé-quente ou "meio iluminado" sobre isto, pois 'testemunhei' os seguintes jogos: GRE-NAL do século, em 1989 (acho que tinha uns 9 anos de idade), que o Inter ganhou por 2x1. Simplesmente inesquecível. Bom, depois, na Libertadores do mesmo ano, assisti a Inter 5x2 Peñarol. Foi sensacional, pois o primeiro tempo encerrou com 4x0, com direito a gol do Norton, um zaguero que tínhamos. Pulando um pouco o tempo: no único jogo em que botei meus pés no Olímpico (vamos deixar assim, sem fazer menção a apelidos ou nomes depreciativos, em respeito à dona do blog): Grêmio 2x 5 INTER. Não sei o que me deu. Levantei do sofá, naquele aparentemente monótono domingo e... fui ao Olímpico. Resultado: melhor jogo que já assisti. Bem, em 2008, depois de muito tempo sem ir ao estádio, assisti em abril Inter 8 x 1 Juventude: Campeão Gaúcho. Não precisa dizer mais nada (aquele gol do Clemer foi demolidor!). Ah, nem vou falar de quando ganhamos a Copa do brasil em 1992: eu estava lá; A RECOPA ano passado, etc. O legal é que sempre fazia um tempão que eu não ia no estádio e simplesmente resolvi ir e... deu no que deu.
Não acha que é mais que coincidência. Pra finalizar, acho que na quarta-feira, 03 de dezembro, vou no beira-Rio ver o Inter ser campeão da Copa Sul-Americana. Daí vou sugerir ao presidente Píffero para tirar aquele neon que está lá agora e colocar este: CAMPEÃO DE TUDO.
Beijinho, até mais.

Éderson Lumertz Izé said...

Sobre futebol em geral, vi uma entrevista com Cléber Machado(narrador da TV Globo)onde ele foi perguntado sobre a mediocridade do futebol brasileiro, o porquê disso. Respondeu que não era uma mediocridade exclusivamente brasileira. Os craques do Brasil não são os únicos a jogarem fora dos clubes pertencentes a sua nação de origem. A falta de competência está generalizada, mais ou menos com estas palavras, por causa do interesse em patrocinadores para o clube em questão ou para o país em questão. Citou também que todos os times estão nivelados por baixo, querendo afirmar que, inclusive os quatro primeiros colocados no brasileirão, possuem times muito fracos. E fez uma pergunta. Quem são os Craques brasileiros jogando no Brasil atualmente? Não temos grandes nomes como tínhamos na época de Pelé. Mudou a pergunta. E no mundo, quem são os craques? Cristiano Ronaldo(atual favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo 2008), Kaká e o Messi. Acabou. Ou seja, no mundo todo se falarmos em craques de futebol só surgem três nomes à mente. O que indica que no mundo todo o futebol está também nivelado por baixo. Até aqui tentei reproduzir o que ele disse. Agora é por minha conta e risco. A questão sobre o faturamento com patrocinadores é tão forte que vemos algumas surpresas de vez em quando. Exemplo: Internacional deixando o Boca Juniors "na lama", Náutico vencendo o Palmeiras, Cruzeiro goleando o Grêmio(também sou gremista. mas não me presto a freqüentar estádios). O que acabou foi o amor à camiseta. Em alta está o desejo por salários de 90 mil reais para cima.

Um abraço à Cris Serra.

Juliana.... said...

Bom, sobre o cartão tu me mostrou e eu vi o preço. Bah, nunca mais vai ser 15 reais.

Concordo com o primeiro ponto da Andressa, claro. IUAHSIAHIUSHAHUISH

Sobre o futebol, enfim... não sou lá muito patriota, sou Gaúcha isso sim. Cara, sei que isso não é exemplo pra ninguém, mas nem fiz questão de ver o jogo quarta. Não somente porque tinha jogo do Inter, nem mesmo depois que já estavamos mais do que garantidos quis ver.... Sei lá, acho que a seleção perdeu a graça a muito tempo pra mim...

Beijos, Cris.... Sim, voltei a ativa. Notícias atualizado.