Levanta Xavante!

O Rio Grande amanheceu triste e de luto hoje, com a trágica notícia do acidente com a delegação do Brasil de Pelotas. Não é para menos, uma torcida tão apaixonada como é a xavante, que se auto-intitula a mais fanática do estado, perdeu seu maior ídolo, o atacante Claudio Milar. Além do falecimento do zagueiro Régis Alves e do preparador de goleiros Giovani Guimarães. (não vou relatar os fatos aqui, pois todos já viram/ouvir/leram, enfim, já sabem o que ocorreu...)

A comoção tomou se espalhou por todos os cantos do estado. As tradicionais rivalidades, que dividem nosso estado em dois, são deixadas de lado num momento tão difícil não só para o futebol gaúcho, mas para todos nós gaúchos. Grêmio, Inter, Pelotas, Farroupilha (não importa o time!), estão todos (dirigentes, jogadores, torcida) empenhados em prestar solidariedade aos familiares das vítimas, aos profissionais do Brasil e à comunidade de Pelotas, e determinados em ajudar a reerguer o Xavante.

Não há muito o quê dizer/escrever em momentos como este... Ficam aqui os pêsames de uma gremista que sempre admirou a apaixonada torcida xavante. E força a todos aqueles que de maneira ou outra foram afetados por esta fatalidade. Em especial o meu abraço ao Armandinho, técnico do clube, o qual conheço e torço por seu sucesso desde pequena.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dê ao povo o que ele quer

Há nove verões a história se repete, basta a produção do Big Brother Brasil divulgar a lista dos participantes e o dia da estreia que começam as especulações, comentários e até bate-boca. Na noite de ontem, 13, o país mais uma vez parou diante da televisão para assistir o início do BBB. Nos próximos três meses o reality show será tema de conversas de bares, salão de beleza, reunião de família, vai estar em vários canais de TV, nos jornais, revisto e internet. E quem não gosta de bisbilhotar a vida alheia? Tem gente que conta os dias para assistir ao programa e troca qualquer balada por uma espiadinha. Tem, também, aqueles que ficam acordados até altas horas só para ver o que os "brothes" fazem durante a madrugada.

A fórmula do sucesso é justamente o ponto mais critico do programa: o conteúdo, ou a falta dele. Milhares de brasileiros pagam (sim, pagam quando votam) por um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dela desfruta; mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, consequentemente, daqueles que só bebem nessa fonte.


Alguns colocam a culpa na emissora do reality show, discordo! A minha intenção não defender a Rede Globo, longe disso. Mas, a Globo é uma empresa como qualquer outra, logo, visa lucros. E no ramo em que está inserida, os lucros são adquiridos através da audiência. Portanto, se o público não quisesse assistir o programa, ele certamente não estarei na sua nona edição.

Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em audiência em países de 3º mundo. Um país como o nosso, onde o cidadão vota para eliminar um bobão ou uma bobona qualquer. Mas não se lembra em quem votou na última eleição.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

F60, a nova criança da Ferrari

Ainda no mundo dos esportes e das notícias do inicio da semana, mas que merecem ser comentadas, está o novo carro da Ferrari, lançado na segunda-feira (12) em Mugello, Itália. E pelo jeito, neste ano, a scuderia italiana não quer saber de vice-campeonato, e por isso largou na frente. Diante das novas regras da Fórmula 1 o carro foi totalmente remodelado, dentre as mudanças vemos o aerofólio traseiro mais estreito e asa frontal mais baixa. Além disso, o carro conta com o novo sistema de recuperação de energia cinética (Kers).

O nome do novo Ferrari, F60, será em comemoração dos 60 anos de participação da Ferrari, no principal campeonato do automobilismo mundial. O novo carro apresenta algumas mudanças aerodinâmicas, comparado ao seu antecessor, devido às mudanças do regulamento, para diminuir o downforce e aumentar as ultrapassagens, com o piloto a ter a possibilidade de ajustar a asa da frente através do cockpit. A suspensão e o layout do F60 serão completamente reconfigurados, a medida de manter um bom equilíbrio do carro.

Outra mudança também visível é a caixa de câmbio, agora ela é feita de fibra de carbono e montada longitudinalmente. O sistema de freios também é novo, preparado para receber os pneus slicks, outra mudança para esta temporada.


Principais mudanças:
· Carenagem mais limpa, sem aletas aerodinâmicas;
· Aerofólio traseiro 25 cm mais estreito e colocado 15 cm mais alto do que o anterior;
· Maior mudança visual do carro, o aerofólio dianteiro é 40 cm mais largo do que o antigo e está colocado 10 cm mais para baixo;
· Volta do pneu slick, sem ranhuras (lisinholisinholisinho);
· Kers, dispositivo que transforma a energia gerada nas freadas em mais força para o motor.

Fonte: ZH

Abrindo os trabalhos de 2009...

Mais uma vez já estava mais do que na hora de retornar ao blog, =P

Aliás, manter o blog atualizado está no topo da minha listinha de promessas para 2009. Sem mais, a partir de hoje estou de volta e prometo que atualizarei (e promessa é dívida)! E para abrir os trabalhos de 2009, o primeiro post do ano é sobre futebol (óbvio, tema mais do que pertinente no blog)! (Este texto era para ser postado ontem, mas como a minha internet não tem sido muito minha amiga...)


Os melhores do mundo

Foi uma festa em língua portuguesa, a premiação da Fifa para os melhores de 2008. Sem surpresas, o português Cristiano Ronaldo foi anunciado como o melhor jogador do mundo em 2008. A brasileira Marta foi eleita pela terceira vez a melhor jogadora. A premiação ocorreu na tarde de segunda-feira (12), em Zurique, na Suíça.

Um novo Ronaldo

Apesar de “amarelar” e errar o pênalti na final da Champions League o português Cristiano Ronaldo mereceu o prêmio entregue anualmente pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) ao melhor jogador do mundo. O astro do Manchester Unietd, com 23 anos, foi consagrado também com a Bola de Ouro, um prêmio entregue a cada ano pela conceituada revista France Football.

A recompensa é lógica, uma vez que C.Ronaldo realizou uma temporada realmente excepcional com os 'Red Devils'. O português foi o maior artilheiro europeu em todas as competições com 42 gols marcados, além de campeão da Europa e da Inglaterra ao término de um duelo com o Chelsea na final da Champions League. E para fechar 2008 com chave de ouro, ele ainda faturou o Mundial de Clubes ao ajudar sua equipe a derrotar a LDU, do Equador, por 1-0 no Japão.

Rei do drible e das pedaladas, veloz, habilidoso e versátil, o português confirmou em 2008 todo o potencial percebido há cerca de oito anos pelos olheiros do Sporting Portugal, onde iniciou sua carreira profissional. O português é, de fato, um jogador brilhante, mas ainda peca por sua irregularidade e seu individualismo, e ainda é conhecido por “cavar” faltas e pênaltis.

Para entrar na categoria dos melhores jogadores de todos os tempos, Cristiano Ronaldo ainda tem que ganhar um título com a seleção portuguesa. Ele já chegou perto duas vezes, quando Felipão ainda comandava a seleção lusa, ao ser vice-campeão da Eurocopa-2004 e quarto colocado da Copa do Mundo de 2006. Com quase 24 anos, o habilidoso português tem tempo de sobra...

A Rainha Marta
Marta foi premiada pelo terceiro ano consecutivo a Melhor Jogadora do Mundo em eleição da Fifa. A jogadora brasileira superou em votação das capitãs e técnicos de seleções a brasileira Cristiane, as alemãs Nadine Angerer e Birgit Prinz e a inglesa Kelly Smith.

"É a quinta vez que venho aqui e a terceira que eu ganho, mas a emoção é sempre como se fosse sempre a primeira vez", disse Marta, chorando.
Vice-campeã olímpica com a seleção brasileira nos Jogos de Pequim, a alagoana de 22 anos repetiu em 2008 os bons desempenhos de anos anteriores, com jogadas de habilidade e chutes certeiros. Com o terceiro prêmio da Fifa, Marta igualou o recorde de Prinz como maior ganhadora do troféu.



Fonte: ZH