Dê ao povo o que ele quer

Há nove verões a história se repete, basta a produção do Big Brother Brasil divulgar a lista dos participantes e o dia da estreia que começam as especulações, comentários e até bate-boca. Na noite de ontem, 13, o país mais uma vez parou diante da televisão para assistir o início do BBB. Nos próximos três meses o reality show será tema de conversas de bares, salão de beleza, reunião de família, vai estar em vários canais de TV, nos jornais, revisto e internet. E quem não gosta de bisbilhotar a vida alheia? Tem gente que conta os dias para assistir ao programa e troca qualquer balada por uma espiadinha. Tem, também, aqueles que ficam acordados até altas horas só para ver o que os "brothes" fazem durante a madrugada.

A fórmula do sucesso é justamente o ponto mais critico do programa: o conteúdo, ou a falta dele. Milhares de brasileiros pagam (sim, pagam quando votam) por um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dela desfruta; mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, consequentemente, daqueles que só bebem nessa fonte.


Alguns colocam a culpa na emissora do reality show, discordo! A minha intenção não defender a Rede Globo, longe disso. Mas, a Globo é uma empresa como qualquer outra, logo, visa lucros. E no ramo em que está inserida, os lucros são adquiridos através da audiência. Portanto, se o público não quisesse assistir o programa, ele certamente não estarei na sua nona edição.

Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em audiência em países de 3º mundo. Um país como o nosso, onde o cidadão vota para eliminar um bobão ou uma bobona qualquer. Mas não se lembra em quem votou na última eleição.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

11 Comments:

Mariana Schwaab Machiavelli said...

Mas até que enfim a Cris resolveu aparecer hehehe!
Descendo o pau nas coisas de cultura pobre.... =D

So tenho que discordar de uma coisa Cris, já vi gente MUITO culta no BBB, de conteúdo MESMO, inteligente, com assunto... não so um corpinho bonito ou caipirice, ou coisas assim...

Obvio, eles não duraram como os outros, e também não foram em grande quantidade, talvez incompreendidos pela população votante! =D

Éderson Lumertz Izé said...

Grande Cris. Gostei do assunto, mas vamos fazer algumas observações. Não foi o mundo que parou para assistir ao programa. Algumas pessoas privadas de coisas melhores assistiram. Teve gente que assistiu coisa pior. Programa da Márcia, Leão lobo, Rede TV com Luciana Gimenes ou fofocas de celebridades com Sônia Abrão, programa infantil com a Maysa, troca de esposas em canais pagos, vídeos incríveis, Pânico na TV, Curtas gaúchos(um orgulho da RBS, uma vergonha para o estado). Foi num programa da Márcia Goldscmit, que eu assistira para no outro dia "descer o verbo" sobre ela. Ela deixou a manchete para o bloco seguinte:"No próximo bloco veremos a maior manifestação de violência do mundo!". Era o BBB. Não preciso citar o Datena que, em entrevista ao João Gordo, disse que faz o que faz por dinheiro e porque a emissora manda, mas ele odeia fazer. É a história contemporânea do "cada um no seu quadrado". Cada um vê e paga pelo que quiser. Eu, por exemplo, gasto dinheiro com CD's. Me falaram muito bem de Luiz Melodia. Comprei um CD duplo com os maiores sucessos, mais o CD com as melhores de Toquinho e Vinícios. O título de uma das músicas deste segundo é "A Tonga da Mironga do Cabuletê". Diz nada com coisíssima alguma. Mais tarde, influenciado pelo disco ao vivo de Oswaldo Montenegro(eu estava buscando conhecimento sobre MPB), cmprei um CD antigo do Oswaldo remasterizado. Quantas decepções. Paguei 30,00 reais em cada um. O Toquinho com Vinícios e o Oswaldo não tinham uma música boa para meus ouvidos. Fui numa casa do ramo vendê-los. 10,00 pelos dois. O Luiz Melodia está aqui porque entre 30 canções gosto de duas: "É proibido proibir " e a regravação de "Codinome Beija Flor", que só ele canta melhor que o Cazuza(que aliás não era uma bom cantor, spo era afinado e sabia escrever bem sobre suas foças).

A rede Globo é a minha favorita entre os canais abertos, excluindo "A Turma do Didi", "Futebol","novelas", "malhação". O reastante, em se tratando de entretenimento pode ser bom. É apenas diversão. Num parque de diversões eu jogo dinheiro fora. Tenho medo de altura. Não ando de roda gigante, não ando no barco Vicking, nem na montanha russa. Ando no Carro choque. Ganhei algo com isso? Diversão. Quase tudo me aborrece. O carro choque não.

Sobre eleições. Brasileiro não tem memória. O Collor, depois de tudo, tem um cargo público. Quem ganhou o último BBB? Não me lembro, não faz diferença, mas eu assistia. Sorria mais com eles do que com o Zorra Total ou o Show do Tom, ou Silvio Santos. O povo é burro, sempre foi e sempre será.

Um abraço à Cris Serra.

Éderson Lumertz Izé said...

Vou trazer mais uma colaboração. Vamos deixar entendido que eu concordo com tudo o que dissestes, mas tudo tem dois lados. Eu estou mostrando a outra face da moeda deste assunto. Falta criatividade em todas as áreas de arte. Qualquer cretino escreve livros e vende, qualquer vagabundo da esquina faz uma música e vende para um trio elétrico da Bahia(Eu amo a Bahia e os baianos). Trago agora um texto de um colega músico, Sérgio Britto(tecladista e vocalista dos Titãs:

MUNDO CÃO(SÉRGIO BRITTO - TITÃS)

Você pode se iludir, mas ilusão custa caro. Pode até se divertir como uma animal adestrado. Você tem direito a ter um advogado. Você pode falar, mas é melhor ficar calado.

A verdade é cruel, mas é melhor que seja dita. Eu vou cuspir pro céu que ao menos me refresca a vista. Você pode pensar o que bem entender, mas é melhor tomar cuidado que alguém pode se ofender.

Você pode ir em frente, mas não pode olhar pros lados. Pode até comprar o que não queria ter comprado. Pode ter razão, mas não pode estar certo. Você pode se mexer, mas é melhor ficar quieto. A verdade liberta, a verdade é essa. Você pode querer mais, mas tudo tem a dose certa. Pode reclamar, ninguém tem nada a ver com isso. Pode ler o que quiser, mas vão queimar todos os livros.

Você pode gritar, você pode latir, pode aguardar na fila, não adianta insistir. Pague os impostos. Vá brincar no quintal. Finja-se de morto, obedeça o sinal. Faça o favor de não falar, faça o favor de se humilhar. Pode esperar a sua vez, não adianta reclamar. Vá pegar o jornal. Compareça à audiência. Leve uma vida normal. Vá brincar. Role no chão.

Mundo cão, mundo cão, não estou vendo nada novo, todos estão com uma coleira no pescoço.

Ninguém mandou ficar de quatro. Ninguém mandou.

-----------------------------------


FORTE NÃO É? VOU ENVIAR PRA TI POR E-MAIL. INFELIZMENTE, MAS INFELIZMENTE MESMO, PRA VALER, POUCOS ESTÃO NA FACULDADE. ELAS ESTÃO CHEIAS, PORÉM A PORCENTAGEM DE GENTE É ESTÁ FORA NÃO É BRINCADEIRA. TENHO PRIMOS QUE NÃO CONCLUÍRAM O ENSINO FUNDAMENTAL. A GRADUAÇÃO EM UM É MUITO MAIS FORMADORA DE OPINIÃO DO QUE NOSSAS MEDÍOCRES ESCOLAS. FELIZ ÉS TU, ANDRESSA, ELIS, NATACHA, QUE CHEGARAM AÍ. ESTÃO COM VÁRIOS PLANOS. EU ESTOU PROCURANDO UM LUGAR QUE ACEITE QUE EU FAÇA UMA PROVA PARA TENTAR UMA BOLSA. NO PROUNI NÃO ME ENCAIXO PORQUE ESTUDEI DOIS MALDITOS ANOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PARTICULAR(ERA SEGUNDO GRAU TÉCNICO EM ELETRÔNICA, FUI OBRIGADO PELO MEU PAI, MUITO INFLUENCIÁVEL NA ÉPOCA)

POR ENQUANTO É ISSO. MESMO SENDO CRIA DE ESCOLA PÚBLICA ASSUNTOS E ARGUMENTOS NÃO ME FALTAM NÃO É. DESCULPE SE TE PERTURBO.

UM ABRAÇO À CRIS SERRA.

Unknown said...

BBB é um zoológico humano. ponto [essa minha afirmação poderia vir acompanhada de rosário de considerações, mas acho que não é muito necessário escrever]. hehehehe...

saudações!!

Éderson Lumertz Izé said...

Um zoológico humano, reflexo da população brasileira que não está na TV. O que acontece lá, acontece de pior aqui fora: polícia militar brigando com polícia civil, professores apanhando por reenvindicarem salários justos, dezenas de mortes no trânsito a cada final de semana, um assalto a banco por mês(em média), torcida do inter e do grêmio quebrando tudo na avenida Goete e dentro dos estádios, o ônibus do Brasil de Pelotas, os Punks e os Carecas, os usuários de droga que já me assaltaram por um celular e dois reais, o valor cobrado por uma faculdade para quem não é bolsista, 700 trabalhadores da GM de São Paulo jogados na sarjeta ante-ontem, falta de cordialidade generalizada(falo do centro dePorto Alegre onde todo mundo me dá ombradas, cotoveladas e pisadas sem pedirem desculpas), nossa natural hipocrisia, nossos preconceitos, não posso ir num show lá no anfiteatro por do sol porque já vi pessoas levarem garrafadas e eu fui vítima de um rapaz que molhou todos os meus amigos e eu com um garrafão de vinho podre, a Yeda e o Fogaça só fazem MERDA...Quem são os verdadeiros animais e qual é o real zoológico?

Unknown said...

Meu Deus, 5 comentários, e ali estão algumas coisas que eu gostaria de comentar sobre o texto,

primeiro, sobre um comentario, ja tem gente falando em politica.. (o texto se refere ao BBB, e a critica cultural socia, pelamor..xP)

agora sobre o texto, Eita q a Cris ficou nervosa, mas tenho q discordar da sua abordagem sobre o assunto, essa coisa q "só deu certo em paises do terceiro mundo" nain nain, Wenn Sie wissen Deutsch, saberia q na alemanha é fenomeno de mesmas proporções q em nosso querido pais.

Cláro , que é uma perda de tempo, e anti cultural e bla bla bla, mas especulações sobre o futebol, nao seria um mesmo fenomeno??? saber tudo de tudo sobre todos os clubes, e acompanhar o campeonato da republica tcheca, sabendo quem é o brasileiro q atua no time da segunda divisao do campeonato turco...

é uma outra forma de anti cultura... (ou não) pq cultura é justamente o comportamento social!

:)

minha opiniao, mas o texto ficou exelente, dessa futura jornalista!

Éderson Lumertz Izé said...

A política tem de fazer parte de qualquer pauta referente à informações, sejam ela estúpidas ou não. Claro que aproveitei para desabafar, mas eles não são piores do que o pessoal que participa deste circo chamado "BBB". E a questão da censura. Vivemos num mundo onde a maior parte da população tem por política vigente a democracia. No entanto semana passada uma música internacional foi proibida de tocar nas rádios porque havia uma palavra de baixo nível("palavrão"). Fernando Moraes teve um livro retirado das livrarias porque um velho general sentiu-se ofendido e ganhou a causa. Roberto Carlos impediu a circulação de uma biografia não autorizada, mas que foi feita por um de seus maiores admiradores, por que ele não queria expor alguns "Detalhes". O governo nacional possui o canal Brasil presidido por Franklin Martins, ex-jornalista da TV Globo. Há menos de um ano nossa governança queria que cinqüenta por cento da programação dos canais pagos fosse genuinamente brasileira. As poucas coisas(principalmente filmes) de bom gosto que assistimos são de fora. Nós seríamos obrigados a aturar reprises de "Os Trapalhões","Sítio Do Pica Pau Amarelo","Bozo","malhação com três horas de duração. O assunto da Cris aborda a democracia, o direito de escolha. A política está totalmente ligada e misturada neste bojo. Quem quer ser bobo da corte,seja! quem quer ser manipulado, seja! Quem não gosta do programa, não assista! Isso é democracia. E democracia é política!

Éderson Lumertz Izé said...

Mais uma colaboração. Pode ser que o Luis Paulo tenha pensado que sou partidário de esquerda contra Yeda e Fogaça. Tenho mil queixas sobre os dois e odeio política. Para exemplificar uma das "MERDAS" que citei visite o blog: http://elisborba.wordpress.com/

Lá tem apenas um exemplo da falta de compromisso com o povo. A obra terá de ser totalmente refeita e os buracos tornarão a fazer parte da vida dos moradores da Baltazar, sem ninguém ter perguntado a eles, aí foi burrice.

Mérlin Morlos said...

Hoje em dia as pessoas estão muito acomodadas ao lixinho de vida em que vivemos. Parece que se acostumaram e se conformam com a vida que levam em um país como o Brasil. Uma prova disso é a se interessarem em uma coisa tão fútil como é o BB, ao invés de se preocupar com coisas mais produtivas e que possam trazer bons frutos. Mas não digo isso de uma forma geral, ainda há os que se salvam.

Éderson Lumertz Izé said...

Acabei de conferir se haviam novoa comentários no Post sobre O BBB: "Dê ao povo o que ele quer". Fiquei intrigado com o último comentário, achei ele muito bom. Coincidentemente havia lido duas horas atrás outro texto(enorme)fazendo uma análise sobre o mesmo tema. É do blog : http://topismos.blogspot.com/2009/02/top-5-olhares-sobre-o-big-brother.html

Eis o Post dos caras:

Top 5 olhares sobre o Big Brother

Se a televisão é um alvo fácil, os reality-shows são ainda mais fáceis. Acusados de serem entretenimento banal e descerebrado, o formato que coloca pessoas "reais" na tela parece atrair todo o tipo de olhares negativos de um público que hesita em admitir-se fã ou sequer espectador. Num hall de programas que envolvem trocas de esposas, aspirantes a modelos, ou aprendizes de chefs de cozinha, o Big Brother talvez seja o mais criticado. Pretendentes a famosos pela simples presença na televisão, os participantes disputam um prêmio milionário fazendo apenas o que todo ser humano sabe fazer de melhor: conviver. É nesse “jogo de convivência”, que um roteiro fantasma é construído (especificamente na edição brasileira) atraindo olhares nacionais como uma boa trama de ficção. Segue agora um top que pretende desvencilhar a imagem fácil de que Big Brother seja entretenimento sem valor, mas ao contrário, pode representar muito bem a mente da sociedade que o critica:

5) O olhar rebelde - A difícil arte de admitir que assiste. De enfrentar o preconceito em seu nicho, de querer validar uma construção que parece ter sido feita para ser invalidade. Em certas circunstâncias, assistir BBB é uma rebeldia ao contrário do que possa parecer. Aquele que assiste utiliza-se do Big Brother ou pra criticá-lo num ambiente social ou para reafirmar-se como indivíduo. Independente do quanto pode ser "mal visto" pelos colegas (especialmente em ambientes de egos intelectualmente inflamados), existem aqueles que manifestam sua rebeldia confirmando que toda forma de entretenimento é cultura e de todo produto cultural é possível tirarmos conclusões a respeito de seu contexto e sua recepção.

4) O olhar conservador - Como a sociedade interpreta os tipos sociais? Por que mulheres que se vestem mais ousadamente são encaradas imediatamente como "vagabundas"? Se elas abertamente demonstram interesse em um ou outro parceiro, a sociedade espectadora imediatamente as acusa como meretrizes em tempos bíblicos. O conservadorismo se mostra nas reações do dia-a-dia, e é o Big Brother que os leva à tona. Se passamos por uma revolução sexual, é por meio dos votos que percebemos que talvez a igualdade entre homens e mulheres não esteja equiparada em todos os campos. Repensar isso é algo que o programa nos permite fazer.

3) O olhar ético - A ética aqui diz respeito ao "modo de vida" e não ao pejorativismo com qual o termo é aplicado atualmente. Dentro do "jogo", os participantes estabelecem regras para si mesmo. A partir desses padrões que fantasiam sobre o "certo" e o "errado" numa situação microcósmica do mundo real, os jogadores decidem se combinar voto é vantagem ou desvantagem. Se isolamento de um ou de outro é estratégia ou falta de vontade de ganhar. Dentro da casa, cria-se uma sociedade dentro da sociedade e espera-se que o público (legítimo Big Brother) esteja acompanhando com os mesmos olhos e a mesma ética que cada um dos participantes ali presentes. Votar numa pessoa para isolá-la socialmente torna-se mandatório e é justamente isso que recria todos os valores que normalmente se aplicariam socialmente.

2) O olhar voyeur - Como nós lidariamos com essas situações? O que fariamos? Qual seria nossa reaçao dentro dessa prisão panóptica de Jeremy Bentham? A curiosidade é o que move o espectador a assistir e não admitir. Voyeurismo é tido como bisbilhotagem, espionagem e isso age contra a própria aceitação do programa. Aprendemos desde pequeno que "é feio cuidar da vida dos outros", mas num reality-show essa premissa infantil é colocada de cabeça para baixo. É esse tipo de reação adversa que provoca a bipartição do público, o movimento natural é desvalidar algo que vai contra a educação inicial, mas aos poucos, percebemos que não existem verdades dogmáticas e que toda "bisbilhotagem" nos faz aprender algo, não somente sobre o outro, mas sobre nós mesmos.

1) O olhar moral - O que motiva os participantes e o que motiva seu publico? Como o BBB se encaixa na "moralidade". Não estamos falando da "moral" e "bons costumes". Aqui o objetivo é destacar que toda história tem uma dose de teatralidade. Qualquer um que esteja lendo esse longo post já se imaginou no centro de seu próprio filme ou livro ou programa de televisão. Por ano, 14 pessoas dentro do Big Brother tem esse "sonho" realizado. Suas histórias tornam-se uma trama que aos poucos é direcionada pelas câmeras. Infelizmente, nem sempre somos heróis e por isso muitos participantes culpam a edição por terem se tornado mal vistos aos olhos do público. Entretanto, a verdade é que aprendemos mais com erros e acertos dos outros e nossa própria História exige sempre vencedores. Um reality-show retoma o conceito de que todos temos "Uma história a ser contada", com o bem e o mal, começo, meio e fim e uma tentativa de lição em sua conclusão.

Fui controverso? Fiz sentido?
Já não sei mais. Só sei que hoje torço para o Max, a Francine, a Ana e a Priscila. E espero que com nove edições, o país reveja seus olhares sobre a trama da realidade.

Enviado por Denis Pacheco às 6:08 AM

Abraços à Cris Serra.

Éderson Lumertz Izé said...

Sobre o BBB9

A adversária de max não é Naiá, nem Ana. Nunca foram, para ser franco. O adversário de todos eles é a produção. Onde se viu torcer pela permanência do cowboi?(Pedro Bial assumiu esta posição) Só gente sem cérebro faria isso. Em nenhum momento eles(produção) estão se colocando na posição de telespectadores. Somente na posição de pessoas que precisam garantir a audiência desta droga de programa que eu defendia até ante-ontem(dia 03/03/2009), por ser entretenimento, diversão. A audiência só se mantém porque quem é "povão" adora um bom barraco.

(DO SITE BIG BOSTA BRASIL, DE POLY, DIDI E LELE, DA JOVEM PAN)

Começa o paredão com 30 milhões de votos, segundo Bial, pau-a-pau. Ou seja, 15 milhões pra cada um: 15 mi pra Ana; 15 mi pro Ralf.

Pois bem. Acaba o paredão com 35 milhões de votos, segundo Bial, 64% mandando Ralf sair. Ou seja, 36% pra Ana. Ou seja, 22.400.000 pro Ralf. E 12.600.000 pra Ana.

Adoro Ana começando o paredão com 15 milhões de votos. E terminando com pouco mais de 12 milhões.

E aí, Bial, explica como isso?

BIAL:Não estou vendo vocês!


(OUTRA DA MESMA FONTE):

Hoje ainda(05/03/2009) a Folha publicou que a GLobo teve a cara-de-pau de divulgar que Ana começou o paredão com 64% pra sair, e acabou o paredão com 64% pra ficar. Considerando a Matemática normal, fica MAIS IMPOSSÍVEL ainda. No País das Maravilhas de Boninho, é perfeitamente plausível.

Mas enfim, nem adianta encher minha caixa de emails com história de peso de votos. Eu to careca de saber disso. Mas Bial não vai anunciar um número (30 milhões) relativo, né, gente. Ele anuncia só números absolutos, números que JÁ FORAM multiplicados pelos tais pesos. Enfim. Não vou mais falar disso que me deprime.


AGORA OPINIÕES MINHAS REFEITAS:

Palhaçada. Tudo é palhaçada e nós só completamos o elenco do circo sendo, cada espectador, um palhaço a mais, inclusive eu. A entrada de Maíra e André, a exemplo da votação de Ralf e Ana Carolina, indicava que o povo não queria os dois na casa. O Bial aparece com a expressão mais maquiavélica do mundo, como se tivesse ganho uma eleição para presidente do Brasil, "tripudia" os espectadores, anunciando que os dois entram na casa por voto do público. Eu não assisto mais. Opção minha. CANSEI. MINHA ILUSÃO DUROU ATÉ DEMAIS.

Só vi injustiças, péssima transmissão, péssimas regras. Pedro Bial podre, Boninho podre, rede globo podre. Tudo desde o começo, desde Bambam, passando por todos os outros. Ganha quem a Globo quer que ganhe para manter sua audiência. Eu curtia a emissora e o programa, e o Pedro Bial com toda sua cultura(jogada fora neste programa). Não assisto mais, nem admiro mais Pedro Bial. Pra culminar Galvão Bueno volta das férias e Rubinho é o mais recente contratado da antiga Honda. Pura enroralação


PALAVRAS DE PEDRO BIAL EM ENTREVISTA PARA A UOL:

O programa:
''Segundo ouço, no mínimo, vai até o Big Brother 12. E tem anunciante querendo anunciar até no décimo-quinto. É uma loucura.''

''Não acho que a função do programa é educativa e cultural. É entretenimento. Mas um bom entretenimento pode abrir canais. Se divertir nunca é perda de tempo.''

A edição:
''Todo mundo na equipe que faz o programa tem os seus preferidos. Às vezes a gente torce: 'poxa, esse sujeito não podia ser eliminado'. Por nós, o Cowboy ficava.''

Votação:
''Acompanho desde o primeiro momento. É muito raro a tendência que abre a votação mudar. Isso aconteceu uma vez.''

Os jogadores:
''Eu me encanto com uma inteligência em especial. Acho que o Max é inteligente, acho que o Flavio é inteligente e acho que a Priscila tem uma inteligência intuitiva.''

Priscila:
''Acho a Priscila bastante autêntica.''

AGORA DEU NÃO É? CHEGA!

Abraços à Cris Serra.