Que ronquem os motores...



A espera acabou! Foram quase cinco meses de intervalo entre o último GP Brasil e o GP da Austrália deste domingo, 29. O treino classificatório ocorre na madrugada hoje, às 3h de madrugada, com transmissão ao vivo da Globo. A Temporada de 2009 da Fórmula 1 promete, e muito! Após muitos anos sem muitas mudanças nos regulamentos da principal categoria do automobilismo, neste ano as mudanças foram radicais. Sem falar na crise econômica que bateu na porta da F1.

A principal mudança, e também a mais polêmica, é que o número de pontos não determinará mais o campeão mundial. O título de campeão da F1 ficará com o piloto que vencer mais corridas. A decisão veio na reunião feita nesta terça-feira em Paris, atendendo à sugestão de Bernie Ecclestone. O sistema de pontos não será totalmente abandonado. Até o ano passado o piloto campeão era o que somasse mais pontos durante a temporada, em caso de empate, o número de vitórias servia como desempate. Este ano a coisa se inverteu, o número de vitórias determina o campeão, e em caso de empate o número de pontos serve para desempatar.O número de pontos também valerá para o campeonato de construtores, portanto o desempenho geral na temporada continua sendo muito importante.

Está aberta também, a fase das especulações. A McLaren, a equipe mais afeta pela crise econômica, conseguirá se recuperar ao longo da temporada? Quem vencerá o duelo interno da Ferrari? Alonso e a Renault, serão uma ameaça? E o que esperar das demais equipes: BMW, Toyota, Toro Rosso, Red Bull, Williams, Force Índia e BrawnGP?

Agora, é esperar para ver.

Foto: Globo Esporte

sexta-feira, 27 de março de 2009

Porto Alegre é demais

Vinte e seis de março, aniversário da nossa querida Porto Alegre. A Porto Alegre que já foi o Porto dos Casais, a Porto Alegre da Feria do Livro, do pôr-do-sol mais lindo do mundo (o do Guaíba), do brique da Redenção, da caminha e do chimarrão no Parcão ou no Gasômetro, dos Grenais, a “pequena cidade grande” de Mário Quintana, e de tantas outras coisas compõem a capital dos gaúchos. Claro que existem problemas e mais problemas, mas hoje é dia homenagear a cidade. Eu, como porto-alegrense de coração, deixo aqui os parabéns pelos os 237 anos daquela que virou a minha cidade. Recorro a quem, que assim como eu, adotou Porto Alegre como sua cidade, o poeta Mário Quintana.


O MAPA

Olho o mapa da cidade

Como quem examinasse

A anatomia de um corpo...

(É nem que
fosse o meu corpo!)
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...

Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuança
de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma
rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)

Quando eu for, um dia
desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco
do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça
mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já
tão longo andar!)

E talvez de meu repouso...

Mário Quintana

"Porto Alegre é que tem..."

Estou longe de fazer propaganda aqui no blog. Mas falar em homenagem à Porto Alegre, não tem como deixar de citar os comercias da rede de supermecados Zaffari e Bourbon, que sempre emocionam. Para mim, a mais tocante é a propaganda do ano passado, que diz que a vista mais emocionante de todas: a de quem volta. Sem mais, vamos a ela. (Ah! E é claro, a música "hino" de Porto Alegre: "Porto Alegre é demais" do Fogaça )



quinta-feira, 26 de março de 2009