Estreia

A partir desta semana este nosso meio de contato vai trilhar por outros gramados. Vai ao ar, a seção Gol de Letra. E como não é novidade para ninguém que esta futura jornalista que vos escreve tem grande apreço pelo esporte que é a paixão nacional, logo, o futebol será o tema pertinente no blog. Entrevistas, crônicas, textos e relatos de quem não só vivencia, contando o que rola dentro e fora das quatro linhas, mas também escreve a história do esporte, vão nos ajudar a entender um pouco mais do mundo da bola.

E para dar o ponta pé inicial cito dois trechos do livro Futebol ao sol e à Sombra, de Eduardo Galeano, que exemplificam bem como o autor define o esporte. Para o jornalista uruguaio, nada se sobrepõe ao encanto da “festa pagã”, que é o futebol. Onde o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias.

“-Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

- Não explicaria – respondeu.

– Daria uma bola para que ele jogasse. (Pergunta feita por um jornalista à teóloga alemã Dorothee Sölle)” (contra capa)

Mas como nem tudo são flores, há também o lado sombrio. Um mundo à parte, que envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros, segundo Galeano.

“O futebol profissional faz todo o possível para castrar essa energia de felicidade, mas ela sobrevive apesar de todos os pesares. É talvez por isso que o futebol não pode deixar de ser assombroso.(…) Por mais que os tecnocratas o programem até o mínimo detalhe, por muito que os poderosos o manipulem, o futebol continua querendo ser a arte do imprevisto. Onde menos se espera salta o impossível, o anão dá uma lição ao gigante, e o negro mirrado e cambaio faz de bobo o atleta esculpido na Grécia.” (p.204)

P.S. : E para não dizerem que eu só copio os textos feitos de um blog para outro... Boa parte do material postado aqui será produzido para o Blog da Cristiane Serra. Como o tema é pertinente em ambos, resolvi postar nos dois, ;) .

domingo, 3 de maio de 2009

4 Comments:

Pedro Barbosa said...

Mazah. Se puxando no futebol...
Aguardemos então o sucesso do Gol de letra.
Sugestão: Que tal começar entrevistando alguém que é campeão de tudo...ehehe
Comento neste ou no outroblog?
bj.

Glauco Bittencourt said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glauco Bittencourt said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glauco Bittencourt said...

Eu tive a sorte de vê-lo e ouvi-lô no "Encontros pra Sempre" no SporTV.
É um cavalheiro, e um pensador espetacular.