
Apesar de acompanhar futebol desde 94, foi a primeira vez em que eu pisei num estádio para assistir a uma partida, ou melhor, A PARTIDA. Com o Beira-Rio lotado, vi o Brasil não tomar conhecimento da Argentina e golear por 4 a 2. Isso que a Argentina estava completinha.
Além de ser O cláaassico, vi de pertinho jogadores como Ronaldo Nazário (em plena forma) Rivaldo (jogando muito) Roberto Carlos, Dida, Cafu e Cia, e o Ronaldinho Gaúcho dando os primeiros passos na Seleção.
Também vi gremistas e colorados deixarem a tradicional rivalidade de lado, afinal, era o futebol brasileiro que estava sendo representando ali naquele jogo. Para exemplificar melhor, cito o fato de o Ronaldinho ter sido bem recebido e ovacionado dentro da casa do inimigo, o Beira-Rio. Lembro de ter visto vários colorados indignados e gritando “burro, burro, burro” para o Vanderlei Luxemburgo, quando substitui o jogador.
Todas estas lembranças voltaram à tona quando encontrei o cartão/ingresso do jogo, remexendo numa dessas caixinhas que a gente guarda uma porção de papéis, cartões, e afins que nos trazem boas recordações. Infelizmente, o tempo passa e as coisas mudam, e muito! Hoje, olho para a escalação do Brasil para o jogo contra Portugal, nesta quarta-feira, e não vejo aquele orgulho que a nação e os jogadores sentiam ao vestir a amarelinha. E me pergunto: Será que a camisa desbotou?! Infelizmente, acredito que sim.
***

Se a Seleção vai voltar a jogar aquele futebol que eu vi há quase dez anos atrás, eu não sei... Ou se verei colorados e gremistas abraçados novamente, a cada Gre-Nal acho que vez mais difícil que a cena se repita... Mas de uma coisa tenho certeza. Não verei mais um clássico como aquele Brasil x Argentina por R$ 15,00. Isso que era arquibancada superior. É, tudo muda mesmo, inclusive o valor do ingresso! (Para quem não acredita, ta aqui a foto do ingresso, =P )