Porto Alegre é demais

Vinte e seis de março, aniversário da nossa querida Porto Alegre. A Porto Alegre que já foi o Porto dos Casais, a Porto Alegre da Feria do Livro, do pôr-do-sol mais lindo do mundo (o do Guaíba), do brique da Redenção, da caminha e do chimarrão no Parcão ou no Gasômetro, dos Grenais, a “pequena cidade grande” de Mário Quintana, e de tantas outras coisas compõem a capital dos gaúchos. Claro que existem problemas e mais problemas, mas hoje é dia homenagear a cidade. Eu, como porto-alegrense de coração, deixo aqui os parabéns pelos os 237 anos daquela que virou a minha cidade. Recorro a quem, que assim como eu, adotou Porto Alegre como sua cidade, o poeta Mário Quintana.


O MAPA

Olho o mapa da cidade

Como quem examinasse

A anatomia de um corpo...

(É nem que
fosse o meu corpo!)
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...

Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuança
de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma
rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)

Quando eu for, um dia
desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco
do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça
mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já
tão longo andar!)

E talvez de meu repouso...

Mário Quintana

"Porto Alegre é que tem..."

Estou longe de fazer propaganda aqui no blog. Mas falar em homenagem à Porto Alegre, não tem como deixar de citar os comercias da rede de supermecados Zaffari e Bourbon, que sempre emocionam. Para mim, a mais tocante é a propaganda do ano passado, que diz que a vista mais emocionante de todas: a de quem volta. Sem mais, vamos a ela. (Ah! E é claro, a música "hino" de Porto Alegre: "Porto Alegre é demais" do Fogaça )



quinta-feira, 26 de março de 2009

4 Comments:

Éderson Lumertz Izé said...

Essas fotos não são as mesmas do post da Andressa? Quem as tirou, tu ou ela? Achei bonitas.

Cristiane Serra said...

São as mesmas sim, =P !
A primeira é da Andressa. Foi tirada na última Feira do Livro. Tirei também com o meu celular, mas a resolução não é muito boa, então copiei a dela, hahaha.
Já a segunda, foi para um ensaio fotográfico para minha cadeira de Foto, "Basta erguer os olhos..." que falava das coisas bonitas que tem no centro de Poa, que a gente passa sempre na correria e nem nota. Mas, a gente tirou tanta foto aquele dia, que não sei se essa foi ela ou eu, mas enfim foi com a minha câmera. Logo, ela é um poquinho minha também, hahahaha.
Tenho mais um monte desse ensaio, se tu quiseres te mando por e-mail.

Éderson Lumertz Izé said...

Obrigado pela atenção. Pode mandar.

Éderson Lumertz Izé said...

Tmabém não quero fazer propaganda de rede de supermercados ou de empresas de marketing. Aqui nã é exatamente a cidade que é demais. É o pessoal que tem essa idéias fantásticas para a publicidade do Zaffari. Das propagandas de Natal, amelhor é a deles. Das de aniversário de POA, a melhor é a deles. Tem outras campanhas também que são fantásticas. Obrigado por postar o vídeo.

Abraços, Cris