Estreia

A partir desta semana este nosso meio de contato vai trilhar por outros gramados. Vai ao ar, a seção Gol de Letra. E como não é novidade para ninguém que esta futura jornalista que vos escreve tem grande apreço pelo esporte que é a paixão nacional, logo, o futebol será o tema pertinente no blog. Entrevistas, crônicas, textos e relatos de quem não só vivencia, contando o que rola dentro e fora das quatro linhas, mas também escreve a história do esporte, vão nos ajudar a entender um pouco mais do mundo da bola.

E para dar o ponta pé inicial cito dois trechos do livro Futebol ao sol e à Sombra, de Eduardo Galeano, que exemplificam bem como o autor define o esporte. Para o jornalista uruguaio, nada se sobrepõe ao encanto da “festa pagã”, que é o futebol. Onde o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias.

“-Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

- Não explicaria – respondeu.

– Daria uma bola para que ele jogasse. (Pergunta feita por um jornalista à teóloga alemã Dorothee Sölle)” (contra capa)

Mas como nem tudo são flores, há também o lado sombrio. Um mundo à parte, que envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros, segundo Galeano.

“O futebol profissional faz todo o possível para castrar essa energia de felicidade, mas ela sobrevive apesar de todos os pesares. É talvez por isso que o futebol não pode deixar de ser assombroso.(…) Por mais que os tecnocratas o programem até o mínimo detalhe, por muito que os poderosos o manipulem, o futebol continua querendo ser a arte do imprevisto. Onde menos se espera salta o impossível, o anão dá uma lição ao gigante, e o negro mirrado e cambaio faz de bobo o atleta esculpido na Grécia.” (p.204)

P.S. : E para não dizerem que eu só copio os textos feitos de um blog para outro... Boa parte do material postado aqui será produzido para o Blog da Cristiane Serra. Como o tema é pertinente em ambos, resolvi postar nos dois, ;) .

domingo, 3 de maio de 2009

4 Comments:

Pedro Barbosa said...

Mazah. Se puxando no futebol...
Aguardemos então o sucesso do Gol de letra.
Sugestão: Que tal começar entrevistando alguém que é campeão de tudo...ehehe
Comento neste ou no outroblog?
bj.

yuri said...
Este comentário foi removido pelo autor.
yuri said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glauco Bittencourt said...

Eu tive a sorte de vê-lo e ouvi-lô no "Encontros pra Sempre" no SporTV.
É um cavalheiro, e um pensador espetacular.