A espera acabou! Foram quase cinco meses de intervalo entre o último GP Brasil e o GP da Austrália deste domingo, 29. O treino classificatório ocorre na madrugada hoje, às 3h de madrugada, com transmissão ao vivo da Globo. A Temporada de 2009 da Fórmula 1 promete, e muito! Após muitos anos sem muitas mudanças nos regulamentos da principal categoria do automobilismo, neste ano as mudanças foram radicais. Sem falar na crise econômica que bateu na porta da F1.
A principal mudança, e também a mais polêmica, é que o número de pontos não determinará mais o campeão mundial. O título de campeão da F1 ficará com o piloto que vencer mais corridas. A decisão veio na reunião feita nesta terça-feira em Paris, atendendo à sugestão de Bernie Ecclestone. O sistema de pontos não será totalmente abandonado. Até o ano passado o piloto campeão era o que somasse mais pontos durante a temporada, em caso de empate, o número de vitórias servia como desempate. Este ano a coisa se inverteu, o número de vitórias determina o campeão, e em caso de empate o número de pontos serve para desempatar.O número de pontos também valerá para o campeonato de construtores, portanto o desempenho geral na temporada continua sendo muito importante.
Está aberta também, a fase das especulações. A McLaren, a equipe mais afeta pela crise econômica, conseguirá se recuperar ao longo da temporada? Quem vencerá o duelo interno da Ferrari? Alonso e a Renault, serão uma ameaça? E o que esperar das demais equipes: BMW, Toyota, Toro Rosso, Red Bull, Williams, Force Índia e BrawnGP?
Agora, é esperar para ver.
Foto: Globo Esporte
A principal mudança, e também a mais polêmica, é que o número de pontos não determinará mais o campeão mundial. O título de campeão da F1 ficará com o piloto que vencer mais corridas. A decisão veio na reunião feita nesta terça-feira em Paris, atendendo à sugestão de Bernie Ecclestone. O sistema de pontos não será totalmente abandonado. Até o ano passado o piloto campeão era o que somasse mais pontos durante a temporada, em caso de empate, o número de vitórias servia como desempate. Este ano a coisa se inverteu, o número de vitórias determina o campeão, e em caso de empate o número de pontos serve para desempatar.O número de pontos também valerá para o campeonato de construtores, portanto o desempenho geral na temporada continua sendo muito importante.
Está aberta também, a fase das especulações. A McLaren, a equipe mais afeta pela crise econômica, conseguirá se recuperar ao longo da temporada? Quem vencerá o duelo interno da Ferrari? Alonso e a Renault, serão uma ameaça? E o que esperar das demais equipes: BMW, Toyota, Toro Rosso, Red Bull, Williams, Force Índia e BrawnGP?
Agora, é esperar para ver.
Foto: Globo Esporte